DESIGNERS E FABRICANTES


Mies Van Der Rohe

Alemanha


O arquiteto alemão Ludwig Mies Van Der Rohe (1886-1969) nasceu em Aachen, Alemanha e é considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX. Foi professor da Bauhaus - uma escola de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha - e um dos formadores do que ficou conhecido por International Style.

Mies possuía uma arquitetura sempre voltada ao racionalismo espacial. Sua concepção dos espaços arquitetônicos envolvia uma profunda depuração da forma, voltada sempre às necessidades do lugar. Esse minimalismo se expressa em uma de suas mais famosas frases: Less is more ("Menos é mais").

Um de seus projetos mais famosos ( 1929 ) foi o pavilhão alemão da Feira Universal de Barcelona: uma estrutura bastante leve, sustentado por delgados pilares metálicos e constituído essencialmente de planos verticais e horizontais. Para integrar à essa nova arquitetura, Mies projeta também o mobiliário nele contido – a tão famosa linha que ficou conhecida através dos tempos como linha “Barcelona“, mantendo o mesmo conceito de leveza e empregando os mesmos materiais.

Mies Van Der Rohe falece em  Illinois - Chicago em 1969; mas suas coloborações na arquitetura e no design permanecem vivas e seus conceitos ainda atuais.