DESIGNERS E FABRICANTES


Michel Arnoult

França


Residente no Brasil  designer de móveis, que trouxe em sua bagagem preocupações de funcionalidade aliadas à busca por soluções econômicas, fruto das adaptações sofridas na Segunda Guerra Mundial.  Freqüentou a Union Centrale des Arts Decoratifs (UCDA), na França. Seus trabalhos ajudaram a criar uma lógica industrial na produção do móvel moderno brasileiro. Sua principal influência foi o lifestyle (também chamado de utility), surgido na Inglaterra no começo dos anos 1940.

Formou-se arquiteto pela Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro e, ainda estudante, associou-se ao arquiteto escocês Norman Westwater, quando começou a desenhar móveis. Foi também estagiário de Oscar Niemeyer e membro da Associação Brasileira de Desenho Industrial (ABDI).

Suas peças buscavam soluções de baixo custo, com desenhos simples, voltados a consumidores de todas as classes e que utilizavam sempre matérias-primas nacionais.

Quando teve oportunidade, na metade da década de 1950, fundou a Mobília Contemporânea, empresa que ofereceu até 1973 elementos modulares, multifuncionais, com peças para compor a casa toda e sempre com preços acessíveis.

Depois, Michel continuou suas atividades na Fábrica de Móveis Senta, onde trabalhou até o final dos anos 1980. Desde então, atua como profissional freelancer. Ainda hoje, alguns exemplares seus são encontrados em lojas como a Herança Cultural, em São Paulo.



Conheça os produtos deste designer: